segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Os 12 tipos de consumidores das mídias sociais e do e-commerce


Um estudo realizado pela Proclientia demonstrou que quase 40% dos consumidores online se voltam para o Facebook ou para o Twitter para complementarem suas informações, notícias ou propostas enviadas em campanhas de e-mail marketing.
O estudo também identificou 12 diferentes perfis desses consumidores, onde foram analisados o nível de desempenho nas mídias sociais em diferentes faixas etárias e níveis de renda. Os usuários podem estar inseridos em um ou mais de um perfil. Confiram os 12 tipos:

1. Círculo de confiança
Cerca de 47% dos consumidores online se identificam com esse grupo. Estão interessados em manter contatos com a família e amigos, e não desenvolver novas relações. Como clientes, têm uma atenção difícil de ser captada, pois não gostam de receber e-mails de marcas e produtos, e não gostam quando uma companhia lhe enviam mensagens através do Facebook ou do Twitter.

2. Cautelosos
33% dos consumidores online se consideram parte deste grupo. Trata-se de um grupo de consumidores que se classificam como seletivos na questão com quem se comunicar e sobre qual tipo de informação podem compartilhar na rede. Para eles, as informações e gostos pessoais devem ser levados a sério pelas empresas. São pouco ativos nas redes sociais.

3. Consumidores de informação

Cerca de 33% se identificam com este perfil. Este grupo se baseia no consumo e na busca de informações. Não estão interessados em criar um novo conteúdo, mas sim em coletar opiniões através da análise de produtos e dos comentários de outros consumidores. Os membros deste grupo enxergam o Facebook como uma ferramenta para manter contato com amigos e familiares, e o Twitter como um canal de informação. Para captar a atenção desse perfil, as marcas devem ter um bom conteúdo nas redes sociais, além de e-mails atrativos.

4. Entusiastas

Para 32% dos consumidores que se identificam com esse grupo, o importante é levar para as redes seus interesses do mundo offline, como música, cinema, esportes, e por isso buscam se conectar com pessoas que tenham os mesmos gostos. São fundamentalmente jovens, bastante ativos nas redes sociais e também nos e-mails. Gostam de serem os primeiros a recebem uma determinada informação sobre as marcas, mas exigem que essa informação seja, no mínimo, interessante.

5. Caçadores de promoções

Cerca de 30% dos consumidores que se identificam com esse perfil buscam conseguir descontos e promoções através de todos os meios online possíveis, como e-mail, o Facebook e o Twitter. Não são muito ativos na geração de conteúdo próprio, mas participam com comentários em artigos sobre produtos e empresas. 45% das mães com filhos em casa se classificam como "caçadoras de promoções" e, em média, são fãs de 10 marcas no Facebook, seguem 10 empresas no Twitter e recebem 14 e-mails de companhias por dia.

6. Compradores

24% dos consumidores online afirmam pertencerem a esse grupo. Estão mais interessante em comprar quando estão nas redes sociais, porém seus interesses não se limitam às transações online. Passam muito tempo investigando e preparando suas compras. Ao contrário do perfil dos "caçadores de promoções", esse grupo está mais interessado em qualidade do que no preço propriamente dito. São maiores de 25 anos e possuem alto poder aquisitivo. Dentro desse grupo, 35% afirmam que preferem marcas que enviem e-mails com o consentimento deles, 27% são mais propensos a comprar algo depois de seguir a empresa no Twitter e 175 comprar um produto depois de interagir com a empresa no Facebook.

7. Viciados em informação

Formam parte deste grupo 21% dos consumidores online. Caracterizam-se por utilizar a rede como fonte primária de informações para notícias e eventos. São viciados em contribuir com as mídias sociais, especialmente publicando artigos, comentando textos de outros usuários e votando em notícias. São mais propensos a ler artigos sobre produtos do que os consumidores entusiastas, compradores e os "caçadores de promoções".

8. Jogadores

19% dos consumidores online estão interessados em novidades sobre games. Trata-se de um grupo de baixo pode aquisitivo. Utilizam as redes sociais, sobretudo o Facebook, para jogar e compartilhar experiências. Não estão interessados em seguir as marcas nas redes.

9. Sociáveis

Identificam-se com esse grupo cerca de 19% dos consumidores online. Gostam de fazer muitos amigos, onde utilizam as redes sociais para manterem contato, mas nunca com colegas de trabalho. Estão interessados em ofertas e promoções, e preferem receber e-mails a mensagens no Facebook ou Twitter. São geralmente blogueiros ativos que falam sobre suas experiências próprias.

10. Negociadores

Para 8% dos consumidores online fazer negócios é a prioridade, buscam as últimas tendências do mercado, fazem contatos profissionais e procuram oportunidades de trabalho através do LinkedIn. Usam frequentemente o e-mail e são bastante ativos nas redes sociais, mas não gostam de seguir empresas no Twitter. É mais fácil conseguir a confiança desse grupo através de informações educativas, descontos ou entretenimento.


11. Amplificadores

São 7% dos consumidores online. Os membros desse grupo querem se conectar, educar e compartilhar informações na rede com outros usuários. Levam suas interações online muito a sério. 20% deles usa o Twitter diariamente, e possuem o triplo de seguidores do que a média dos consumidores. Também recebem um maior número de e-mails do que a média, porém são raros os que são de empresas, já que consideram o Facebook e o Twitter as melhores formas de se conectarem com as empresas.

12. Livros abertos

6% dos consumidores online demonstram nas redes sociais seus gostos e suas opiniões negativas sobre algo. Se sentem livres para publicar comentários indesejados ou polêmicos. Querem divulgar suas experiências. Respeitam as marcas, sendo desde defensores ou destruidores. 

Por Cleyton Carlos Torres, jornalista e blogueiro. 
Fonte: Puromarketing.