segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Termos que merecem atenção

Com base nas aulas de planejamento de mídia lecionadas pelo professor Marlon:

Algumas formulas auxiliam no planejamento de mídias essas são:

Alcance do público-alvo – nº de pessoas a serem atingidas

Total de pessoas atingidas                       . x 100  
Total de pessoas que podem ser atingidas

Freqüência Média – nº médio que se espera da exposição da imagem.

Freqüência: nº de vezes que cada domicilio foi atingido
                                             Total

Não confunda:

Alcance X Audiência

Alcance: nº total de pessoas diferentes atingidas

Audiência: nº médio de pessoas que assistem a cada exibição.

Alcance X Cobertura

Cobertura: Abrangência geográfica

Alcance Alto - Recomendado nas situações abaixo:
Lançamento e relançamento de produto. - conhecimento
Marca Líder – estabilidade de liderança
Aumento de vendas – propaganda
Consumo sazonal – curto prazo/efeito imediato

Baixo Alcance – Recomendado nas situações abaixo:
Marca não líder
Baixa produção
Baixa distribuição

Compreendendo:


GRP - Gross Rating Points - resultado da soma dos índices de audiência (TV).

Freqüência Média: nº médio que se espera da exposição da imagem.
                        
Alta Freqüência – média de 8 visualizações
Média – média de 4 e 7 visualizações
Baixa – média de 3 visualizações

Continuidade – período de veiculação no ano.
Flight (2 ou 3 semanas continuas)

Continuidade Linear – 9 flight – 12 meses – verba alta
Onda – 4 a 6 flight – 12 meses
Concentrada – 3 flight – 3 meses – sazonal
Pulsação – Complementar (datas especiais – Natal, Dia das Mães e outros).


Estratégia de Mídia – justificativa dos meios escolhidos

Básico – Objetivos de alcance, freqüência, continuidade.
Complementar – É necessário quando o Básico não atinge todo o público desejado.
Apoio – Reforço ao Básico com objetivo de alcançar alta freqüência.

Tática de Mídia

Montagem de programação – definição de veículos, seleção de programas, analise de custo x beneficio, rentabilidade, aspectos quantitativos (CPP, CPM) e qualitativos, outros.

Detalhamento da veiculação – unidade de mídias (TV, rádio, impressa), mapa de programação.

Resumo de verba – Criação, produção, veiculação por meio, mês e cidade.

Anexos – Pesquisas, orçamentos.

Montagem de programação – Audiência – Pessoas em domicílios

Custo por Mil (CPM) – Verificação e tipo de pessoa que assiste cada programa, custo para anunciar em cada programa. Calcular o custo para atingir com o programa escolhido o público-alvo.
Custo 1% ou Custo por ponto (CPP) - Valor aplicado em mídia eletrônica com o propósito de abranger 1% dos domicílios que são veiculados as campanhas em planejadas. 


Veículo A: R$ 1.000,00/ 10 mil = R$ 100,00
Veículo B: R$ 2.000,00/ 40 mil = R$ 50,00