Com base nas aulas de planejamento de mídia lecionadas pelo professor Marlon:
Algumas formulas auxiliam no planejamento de mídias essas são:
Alcance do público-alvo – nº de pessoas a serem atingidas
Total de pessoas atingidas . x 100
Total de pessoas que podem ser atingidas
Freqüência Média – nº médio que se espera da exposição da imagem.
Freqüência: nº de vezes que cada domicilio foi atingido
Total
Não confunda:
Alcance X Audiência
Alcance: nº total de pessoas diferentes atingidas
Audiência: nº médio de pessoas que assistem a cada exibição.
Alcance X Cobertura
Cobertura: Abrangência geográfica
Alcance Alto - Recomendado nas situações abaixo:
Lançamento e relançamento de produto. - conhecimento
Marca Líder – estabilidade de liderança
Aumento de vendas – propaganda
Consumo sazonal – curto prazo/efeito imediato
Baixo Alcance – Recomendado nas situações abaixo:
Marca não líder
Baixa produção
Baixa distribuição
Compreendendo:
GRP - Gross Rating Points - resultado da soma dos índices de audiência (TV).
GRP - Gross Rating Points - resultado da soma dos índices de audiência (TV).
Freqüência Média: nº médio que se espera da exposição da imagem.
Alta Freqüência – média de 8 visualizações
Média – média de 4 e 7 visualizações
Baixa – média de 3 visualizações
Continuidade – período de veiculação no ano.
Flight (2 ou 3 semanas continuas)
Continuidade Linear – 9 flight – 12 meses – verba alta
Onda – 4 a 6 flight – 12 meses
Concentrada – 3 flight – 3 meses – sazonal
Pulsação – Complementar (datas especiais – Natal, Dia das Mães e outros).
Estratégia de Mídia – justificativa dos meios escolhidos
Básico – Objetivos de alcance, freqüência, continuidade.
Complementar – É necessário quando o Básico não atinge todo o público desejado.
Apoio – Reforço ao Básico com objetivo de alcançar alta freqüência.
Tática de Mídia
Montagem de programação – definição de veículos, seleção de programas, analise de custo x beneficio, rentabilidade, aspectos quantitativos (CPP, CPM) e qualitativos, outros.
Detalhamento da veiculação – unidade de mídias (TV, rádio, impressa), mapa de programação.
Resumo de verba – Criação, produção, veiculação por meio, mês e cidade.
Anexos – Pesquisas, orçamentos.
Montagem de programação – Audiência – Pessoas em domicílios
Custo por Mil (CPM) – Verificação e tipo de pessoa que assiste cada programa, custo para anunciar em cada programa. Calcular o custo para atingir com o programa escolhido o público-alvo.
Custo 1% ou Custo por ponto (CPP) - Valor aplicado em mídia eletrônica com o propósito de abranger 1% dos domicílios que são veiculados as campanhas em planejadas. Veículo A: R$ 1.000,00/ 10 mil = R$ 100,00
Veículo B: R$ 2.000,00/ 40 mil = R$ 50,00